segunda-feira, 29 de abril de 2013

Os números...


















Vamos aprender um pouco...

Vamos aprender um pouco...
 As pessoas desconhecem que a LGP tem gestos correspondentes às palavras, ao comunicar-mos nesta Língua não o fazemos através da dactilologia, ou seja letra a letra de modo a formar uma palavra, mas sim com gestos que têm um significado.
Agora deixamos o abecedário para que possam aprender...






























Ajudas técnicas...

As ajudas técnicas estão sempre presentes no dia a dia de uma pessoa Surda, estas são diversas e que a nós Ouvintes passam despercebidas, estas são ferramentas úteis, tanto na escola, como em casa. Os Ouvintes questionam-se como acordam, ouvem a campainha, comunicam ao telemóvel, entre outras questões, acerca dos Surdas, no entanto tudo é simples...

        No que respeita à porta utilizam um sistema de luzes;




Para acordar utilizam um despertador com vibração, como podemos ver na imagem seguinte;





     Em pleno século XXI, logo muitas tecnologias, estas vêem facilitar, sem dúvida, a vida aos Surdos, para comunicarem no telemóvel utilizam a vídeo chamada, na Internet o SKYPE ou o  OOVOO, como são exemplo, as imagens seguintes.








 
       Nas salas de aula é essêncial que estas possuem um espelho interior, pois estes devem estar estratégicamente colocados para que os alunos tenham acesso a tudo o que se passa na sala de aula, uma vez que são Surdos...
Muitos promenores que fazem toda a diferença!!










A Criança Surda e a falta de comunicação!

 A falta de comunicação!


Muitas vezes a criança/jovem Surdo sofre de discriminação, sendo mesmo excluído pela sociedade e família. Na maioria das famílias, em que existem filhos Surdos, estes sofrem de solidão, pois são muitas vezes escondidos do meio que os rodeia,bem como proibidos pelos pais de se expressarem na sua língua materna - LGP.
Uma criança Surda, filha de pais Ouvtintes, tem como língua materna a Língua Portuguesa (LP) e como língua segunda a Língua Gestual Portuguesa (LGP). Quando a criança é Ouvinte e filha de pais Surdos, damos o nome CODA (Childrens of Deaf Adults- Filhos de Pais Surdos), estes tem como língua materna a LGP e como segunda língua a LP.
A criança/jovem Surdo sofre muito com a ausência de comunicação, a falta desta provoca nas crianças: Isolamento, dor, sofrimento, agressividade; Alterações emocionais e do comportamento; Problemas psicológico, escolar e social;Doença e Morte.


Diferenças entre a criança/jovem Surda e Ouvinte


Relativamente à criança Surda, esta expressa-se através da Língua Gestual, vive no mundo do silêncio, possui nome gestual, isto é, um nome que identifica traços fisicos ou psicológicos. A parte visual é muito importante, pois é através desta que a criança observa e explora o mundo e facilmente distrai-se. Para pedir a sua atenção devemos abanar as mãos e se a criança/jovem está de costas, devemos tocar no ombro ou pedir a alguém mais próximo deste que o chame.





segunda-feira, 22 de abril de 2013

Diferenças entre um Intérprete de LGP e um Docente/Formador de LGP.

O/a Intérprete é caracterizado como aquele que serve de mediador entre Ouvintes/Surdos e vice-versa. Para que o trabalho deste/a profissional seja realizado com êxito tem de haver um trabalho de equipa, quer seja numa escola ou conferência/palestra, o intérprete necessita sempre de receber, com a devida antecedência, a informação, textos, materiais, matéria, para assim conseguir uma tradução mais correta.

O/a Docente/Formador, normalmente, realiza o seu trabalho numa escola de referência ou associação, o seu trabalho tem como objetivo o ensino e desenvolvimento da Língua Gestual Portuguesa,
“Proteger e valorizar a língua gestual portuguesa enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades.”, é o que nos diz o Artigo 74, nº.2, alínea h) da 4ª Revisão da Constituição da República. Este profissional transmite conhecimentos, participa nas equipas multidicisplinares (escolas) e à semelhança das intérpretes necessita de um aviso prévio para conseguir alcançar um trabalho positivo.
Intérprete de LGP


João Alberto Fereira, Formador LGP

Lingua ou Linguagem...

Língua ou Línguagem, o termo correto é Língua, pois muitas pessoas desconhecem que a Língua Gestual Portuguesa (LGP) à semelhança da Língua Portuguesa (LP) possui características próprias de uma língua, nomeadamente,gramática (expressão), dicionário, morfologia, sintaxe.
A linguagem é a capacidade de falarmos uma língua, enquanto que a língua é um sistema linguístico.
Gestuário - "dicionário" de LGP
Bettencourt, falante de LGP