segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Criança Surda e a falta de comunicação!

 A falta de comunicação!


Muitas vezes a criança/jovem Surdo sofre de discriminação, sendo mesmo excluído pela sociedade e família. Na maioria das famílias, em que existem filhos Surdos, estes sofrem de solidão, pois são muitas vezes escondidos do meio que os rodeia,bem como proibidos pelos pais de se expressarem na sua língua materna - LGP.
Uma criança Surda, filha de pais Ouvtintes, tem como língua materna a Língua Portuguesa (LP) e como língua segunda a Língua Gestual Portuguesa (LGP). Quando a criança é Ouvinte e filha de pais Surdos, damos o nome CODA (Childrens of Deaf Adults- Filhos de Pais Surdos), estes tem como língua materna a LGP e como segunda língua a LP.
A criança/jovem Surdo sofre muito com a ausência de comunicação, a falta desta provoca nas crianças: Isolamento, dor, sofrimento, agressividade; Alterações emocionais e do comportamento; Problemas psicológico, escolar e social;Doença e Morte.


Diferenças entre a criança/jovem Surda e Ouvinte


Relativamente à criança Surda, esta expressa-se através da Língua Gestual, vive no mundo do silêncio, possui nome gestual, isto é, um nome que identifica traços fisicos ou psicológicos. A parte visual é muito importante, pois é através desta que a criança observa e explora o mundo e facilmente distrai-se. Para pedir a sua atenção devemos abanar as mãos e se a criança/jovem está de costas, devemos tocar no ombro ou pedir a alguém mais próximo deste que o chame.





Sem comentários:

Enviar um comentário